A maçonaria é uma sociedade discreta com uma visão de composição de homens de bons costumes que visam a filantropia e consequentemente o progresso cientifico, filosófico e social.Não é incomum vermos em materiais vendidos em bancas e livrarias falando de grandes homens de nossa história que foram maçons como George Washington, Henry Ford, Neil Armstrong,Voltaire, entre outros.
No Brasil não é diferente, exemplos como Mal. Deodoro, Antonio Francisco Lisboa, Barão de Rio Branco, etc. Todas essas figuras históricas são ligados a maçonaria e seus atos como a proclamação da Republica, a abolição da escravatura, o aprimoramento das artes brasileiras entre outros quase sempre tiveram a participação de um maçom.
Santos tem uma peculiaridade maior com essa organização, como a cidade foi sempre movimentada pelo comércio, sua atividade politica e as vezes um conjunto de coincidências, podemos dizer que a maçonaria atuou e atua muito nessa cidade, um exemplo disso é a de José Bonifácio de Andrada e Silva, nascido em Santos, foi o patrono da independência e da maçonaria brasileira, foi envolvido com a família real brasileira em destaque o conjunto com D. Pedro I como um dos arquitetos da independência e padrinho de coroação do até então não corado imperador, Pedro de Alcantra, o D. Pedro II.
D. Pedro I idem maçom , também tinha envolvimentos sociais e econômicos com a cidade.
E nesse âmbito de for e ainda ser um agente de mudanças e influência na cidade, a FCMS nascida em Santos tem sua origem na maçonaria.
A FCMS e o HGA, notem que a FCMS tem o formato do compasso,simbolo maçônico clássico
A ''loja fundadora'' da FCMS é a loja D. Pedro I, estabelecida na área do mercado próximo ao centro antigo, é uma das lojas mais antigas de Santos fundada em 1924, la fora acolhida a ideia do membro Eduardo Dias Coelho, o idealizador da fundação de uma faculdade de medicina Santista que favorecesse uma educação de qualidade para os ingressantes, relativamente aberto ao publico e para a população médicos de qualidade.
A ideia que surgiu na loja foi sendo aceita por outras lojas que começaram a aderir a ideia formando uma grande corrente na maçonaria santista, que se espalhando para as pessoas certas, atingiu âmbito popular assim se iniciando a campanha de arrecadação intensa e jogos políticos geniais por esses incríveis homens.
Sonho realizado em setembro de 1967 após longa luta na chamada ''operação abelha'', que por bruta coincidência, é o mês da Independência feita por José Bonifácio e D.Pedro I, maçons que um deu o nome da loja criadora da FCMS.
A primeira diretoria com o presidente o Dr. Eduardo Dias Coelho e o conselho, foram membros da Loja D. Pedro, assim como o sucessor de Dr. Eduardo.
Alem de ter sido a criadora da FCMS, a loja mantem projetos sociais de respeito na cidade atendendo crianças carentes da cidade numa iniciativa muito bonita.
Realmente com a faculdade eles cumpriram um degrau no objetivo para a aproximação da perfeição;aprimoraram o conhecimento científico e filosófico com uma faculdade de qualidade; e de social pois beneficiaram a cidade de Santos com os médicos que se formaram la e trabalham em Santos,como professores ou médicos.
E aos alunos cursando e cursados, o agradecimento a esse belo grupo de pessoas que mudaram nossas vidas para melhor.
Arambacã" a todos
Nenhum comentário:
Postar um comentário