sábado, 14 de janeiro de 2012

As placas da FCMS

Em uma aula de saúde publica um professor comentou da vacina contra a poliomielite e falou de seu criador, o ilustre médico Albert Sabin que em uma de suas visitas ao Brasil  visitou Santos e a FCMS.


Fizeram uma placa de homenagem a ele que foi colocada na própria faculdade, como ninguém nunca tinha visto essa placa, o professor foi logo questionado e ele respondeu de maneira direta e triste:


''Essa placa foi removida e ninguém sabe aonde esta,provavelmente num ferro velho.''


Esse fato me intrigou e logo fui perguntado para mais ex alunos que placa era essa e eu ouvi mais historias envolvendo placas e a FCMS.


Em cada turma até o fim da década de 90 faziam uma placa com o nome dos alunos,paraninfo,patrono e uma frase que marcava a turma.



agradecimentos ao Dr.Edir da XXXII


Ficavam nas escadas de la  ''exalando'' tradição com os nomes dos alunos e quem os representava, seu objetivo era simples, marcar o nome na historia ficemista fisicamente de modo para que as próximas gerações de alunos vissem.


Hoje seria legal ver o nome de seu professor ex-aluno inspiração(ou o oposto),ou que existiu algum nome famoso e você pense ''esse cara esteve aqui''


Eram geralmente feitas de bronze ,mas houve uma turma que fez de vidro que foi meio recriminada pelos alunos da época por quebrar o ''estilo'' de placas de metal, mas dizem que mesmo assim ficou muito bonita, outras usaram materiais como alumínio pelo alto preço que as de bronze tinham, mas todas com o mesmo padrão de nomenclatura.



No fim da década de 90  até 1999 a FCMS entrou por uma reforma aonde a antiga fachada foi trocada por uma fachada de ladrilhos azul e cinza e as placas foram removidas de seu lugar na FCMS, dizendo alguns alunos a promessa de que fossem recolocadas.


Ex alunos que presenciaram o fato e que questione tal indagação, não me perguntem como algumas iriam ser recolocadas, um exemplo é a placa de vidro que foi quebrada naquela remoção


Bem,até hoje elas não foram recolocadas e inúmeras lendas foram feitas em cima das placas como


-Foram colocadas em um deposito no telhado da FCMS
-Foram derretidas e para vai la Deus saber o que
-Foram vendidas para o ferro velho.


Diante dessas historias,um dia num surto de cara de pau perguntei para o pessoal do campus 2 se essas placas ainda existiam e me falaram que em um deposito haviam algumas placas.


Após muita insistência,fui la num pequeno deposito, embaixo de uma escada,estava bem empoeirado e no meio de material de construção usado estavam la algumas chapas e vi uma placa bem pesada de uma turma,infelizmente não pude ver direito os nomes e a turma ,pois estava tão abarrotado e pesado que não pude ver.


Triste,mas que seria bom termos as placas de volta seria.



Arambacã a todos.

                                               


Nenhum comentário:

Postar um comentário